Os acessos às portarias 1, 2 e 3 do Parque Nacional da Serra da Canastra seguem interditados nesta terça-feira (30), para o combate do incêndio que começou na segunda (29).

Segundo o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio), que administra o local, 27 brigadistas atuam no combate às chamas. A estimativa de área queimada no primeiro dia de incêndio é de 1,5 mil hectares.

O ICMbio informou ainda que apenas o acesso pela portaria 4 e o trânsito entre portarias 2 e 3 estão permitidos.

Incêndio

 

Na segunda-feira, oito brigadistas da Brigada Nacional Wellington Peres e o helicóptero Guará 1, do IEF/Força Tarefa Previncêndio, chegaram à Unidade de Conservação para apoiar o combate. O fogo teria começado durante a madrugada de segunda.

Por causa do vento na região, as chamas se alastram com facilidade e, por isso, o apoio foi solicitado. O fogo está concentrado na região nordeste da unidade de conservação, próximo às cachoeiras Lavra e Lavrinha.

Ainda segundo o ICMBio, o fogo segue ativo em mais duas regiões dentro do parque e em outras duas regiões do lado de fora. A equipe combate às chamas com abafadores e bombas costais.

Fumaça vista de longe

 

Em São Roque de Minas a fumaça é vista de longe. A moradora e empresária Daniela Labônia, disse que no período da tarde a fumaça diminuiu consideravelmente, mas da casa dela ainda é possível ver.

Edilson Bernardes, que tem uma fazenda na região, disse que fez as imagens acima na parte da manhã e que as chamas eram altas.

Mais uma vez a Canastra está em chamas. O fogo desta vez está vindo de dentro do parque em direção à cidade, ao contrário do que sempre ocorre, que é quando o fogo começa de fora e atinge o interior do parque. É uma pena“, disse.

 

 

Fonte: G1 Centro-Oeste

COMPARTILHAR: